Santos Total
Brasão Santos

Notícias


Boa marcação e presença ofensiva: como Jobson pode se encaixar no Santos de Sampaoli

 

 

O Santos acertou um contrato de quatro anos com Jobson, do Red Bull Brasil, após café da manhã nesta segunda-feira com o presidente José Carlos Peres e o empresário Robson Ferreira.

O Peixe pagará R$ 4 milhões a partir do meio do ano, de forma parcelada, por 70% dos direitos econômicos. O Red Bull fica com 10% e o Náutico é dono de 20%. O Red Bull autorizou o jogador de 23 anos a fazer exames médicos nesta terça-feira.

Procurado por Atlético-MG, Athletico Paranaense e um clube da Itália, Jobson e seu agente deram prioridade ao Alvinegro, pois sabem que terá mais visibilidade e evolução.

Jobson tem as credenciais que Jorge Sampaoli preza em um jogador – principalmente para quem atua no meio de campo: intimidade com a bola e facilidade para atuar em mais de uma posição.

Destaque do RB Brasil no Paulistão, o jogador de 23 anos é um primeiro volante, com características de marcação, qualidade no passe, boa saída de jogo e também chegada ao ataque. Tanto que fez dois gols durante o estadual.

No RB Brasil, chegou para a disputa da Copa Paulista, no segundo semestre do ano passado, mas deslanchou mesmo no Campeonato Paulista. Era ele o responsável por dar o equilíbrio ao meio de campo do Toro e iniciar quase todas as jogadas do time.

 

Jobson no esquema de Sampaoli

A contratação de Jobson teve o aval do técnico Jorge Sampaoli. A comissão técnica do argentino ficou impressionada com a regularidade do volante no Campeonato Paulista e passou a monitorá-lo desde a fase de grupos do estadual.

O volante chega ao Santos para ser sombra, principalmente, para Alison, titular absoluto no esquema de Sampaoli, e também de Diego Pituca, que atua um pouco mais avançado que o camisa 5.

Considerado um atleta promissor por Sampaoli e sua comissão técnica, Jobson, de 23 anos, mede 1,85m e pode dar qualidade nas jogadas de bola aérea, tanto defensiva quanto ofensivamente.

Apesar de ser alto, o volante não é lento e costuma aparecer em grande parte do território de jogo.

A presença de Jobson acirrará a concorrência por uma vaga no meio-campo do Peixe. Além de Alison e Diego Pituca, o elenco também conta com Jean Lucas e Yuri Lima para a função.

Carlos Sánchez tem atuado mais avançado, como um meia, função que já foge das principais virtudes de Jobson.

– É um volante que chamou muita a atenção no Paulista, tem muitas qualidades. Nos dois jogos (das quartas de final), tivemos muito cuidado em pressioná-lo, é quem faz a saída da equipe – disse Sampaoli, em entrevista recente.

Como o contrato de Jean Lucas, emprestado pelo Flamengo, não tem opção de compra, o Santos achou válido investir em um volante jovem com potencial e qualidade na saída de bola, algo que Sampaoli preza bastante.

 

Jobson em Números

Rival do Santos nas quartas de final com o RB, o jogador de 23 anos foi um dos grandes destaques neste Campeonato Paulista. Ele disputou 11 partidas e marcou dois gols. Um contra o Palmeiras, arquirrival do Santos, e o outro diante da Ferroviária, dando a vitória por 2 a 1 para o Toro Loko.

Mas o jogador não de destacou apenas pelos dois gols, mas sim por outros fundamentos importantes nos times com a filosofia de trabalho de Jorge Sampaoli. No total, o atleta foi o líder em passes do Red Bull: foram 596 passes, 553 deles acertos – 92,8% de aproveitamento.

Ele também foi o que mais acertou “lançamentos de inversão”, aqueles que procuram um companheiro do outro lado do campo em melhor condição. O Peixe, inclusive, foi o time que mais tentou viradas de jogo no Paulistão: foram 71 acertos. Jobson, por sua vez, fez isso em 11 oportunidades no RB.

Além de ter boa saída de bola, Jobson também se destacou como um volante marcador. Com 1.85 de altura, ele foi o segundo melhor em desarmes do torneio, roubando 34 bolas. Ele também interceptou sete bolas dos adversários.

 

As estatísticas de Jobson no Paulistão:

Jogos: 11

Gols: 2

Assistências para finalização: 12

Finalizações em gol: 6

Finalizações erradas: 13

Passes certos: 553

Passes errados: 43

Viradas de jogo corretas: 11

Viradas de jogo erradas: 1

Lançamentos certos: 18

Lançamentos errados: 20

Desarmes certos: 34

Interceptações: 7

Jobson foi revelado pelo Palmeiras em 2015 e passou por Nacional-SP, Santos André e Náutico antes de chegar ao Red Bull e despertar o interesse do Santos.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/futebol/noticia/veja-como-jobson-pode-se-encaixar-no-santos-de-sampaoli-e-conheca-mais-do-reforco.ghtml + https://santistaroxo.com.br/futebol/conhec

Todas Notícias
rodape