Santos Total
Brasão Santos

Notícias


Polivalente e bom finalizador: conheça Jean Mota, novo reforço do Santos

Ex-Fortaleza, meia chega ao Peixe com contrato de quatro anos. Clube pagará R$ 800 mil por 80% dos direitos econômicos do jogador de 22 anos

O Santos acertou a contratação de Jean Mota, de 22 anos, junto ao Fortaleza, e espera o resultado dos exames médicos para anunciar o vínculo de quatro anos. Desejado pelo técnico Dorival Júnior, o meia é polivalente e prefere o gol a dar assistência.

Revelado pela Portuguesa, Jean era armador nas categorias de base, mas, como é canhoto e tem bom vigor físico, atuou como lateral-esquerdo em várias oportunidades. No Fortaleza, foi utilizado como ala quando chegou, em setembro do ano passado. Já em 2016, com o técnico Marquinhos Santos, se firmou como meia centralizado.

A experiência como defensor faz com que o novo reforço do Peixe possa atuar em pelo menos três funções dentro de campo: lateral-esquerdo, meia centralizado e atacante aberto pela esquerda. Essa foi uma das características que chamaram a atenção de Dorival, que procura por um substituto para Lucas Lima e deve perder Zeca para a seleção brasileira durante as Olimpíadas. Caju é o reserva imediato.

Geninho, atualmente no ABC-RN, promoveu Jean Mota ao profissional da Portuguesa em 2012. O treinador elogia a contratação santista, mas alerta: ele não é o clássico armador, mas pode suprir a ausência de Lucas Lima.

– O Jean estava muito bem no Fortaleza como meia centralizado, se firmou nessa posição, mesmo sem ser aquele armador clássico. Ele acerta alguns passes entre os zagueiros, mas é um meia de maior chegada na área, que finaliza. Tem um chute muito bom de fora da área. Pode substituir o Lucas Lima, mas não acerta tantos passes como ele. É mais um meia-atacante – explicou o técnico ao GloboEsporte.com.

– Na Portuguesa, vi que ele tinha o cacoete de lateral e jogou assim por bastante tempo. Tinha dificuldades normais na marcação e apoiava muito bem. Se deu bem na função. A experiência na lateral faz com que ele seja polivalente e jogue pelo menos em três funções, com boa noção de marcação. É um atleta bem moderno – completou Geninho.

Indicado por Dorival, Jean Mota também chega ao Santos como uma aposta da diretoria, que investirá R$ 800 mil por 80% dos direitos econômicos do meia. Como é jovem, poderia ser integrado à equipe B, que disputa a Copa Paulista em julho, mas as boas referências fazem com que a contratação seja diretamente direcionada ao elenco profissional.

Como estava atuando no futebol brasileiro, Jean não terá problemas para ser regularizado. A expectativa é que ele assine contrato nesta quarta-feira e possa ser relacionado para a partida do próximo domingo, contra o Santa Cruz, no Estádio Arruda, às 19h (de Brasília), pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Bruno Giufrida e Lucas Musetti - Colaborou sob supervisão de Ivair Vieira Jr - Globo Esporte

Todas Notícias
rodape