Santos Total
Brasão Santos

Notícias


Efeito Sampaoli: Santos planeja estender modelo de jogo ofensivo na base



A chegada de Jorge Sampaoli, definitivamente, fez o Santos reviver o seu estilo de jogo: o famoso DNA ofensivo. Time mais goleador do país nesta temporada e na história do futebol mundial, o Peixe está sobrando no Paulistão e vem colhendo frutos positivos desde a chegada do argentino à Baixada Santista.

E as mudanças não ficarão apenas concentradas no elenco profissional. Sob o “efeito Sampaoli”, o Alvinegro resolveu padronizar o estilo de jogo nas categorias de base para facilitar a “construção” dos atletas até a chegada ao profissional, o que dará mais “cancha” aos jovens.

O início desta reformulação, inclusive, começou com as trocas nas comissões técnicas do sub-17 e sub-20, que já conhece seus novos comandantes. A ofensividade, claro, é o ponto principal neste trabalho e marcar gols virará uma “religião”, como classificou Sampaoli após a última vitória do Santos.

O trabalho na base também prezará pela posse de bola, algo fundamental nos trabalhos de Sampaoli. O elenco principal do Peixe é o time que mais fica com a bola no Paulistão. Se perder a bola, a ordem será recuperá-la imediatamente, sem dar chances ao adversário contra-atacar.

Recuperar a confiança dos jovens após um ano ruim em todas as categorias também será um desafio. O Santos, conhecido por revelar grandes talentos, não vem tendo bom desempenho na base. A última temporada, por exemplo, foi a pior do sub-11 ao sub-20 nas competições pelo Estado de São Paulo se levarmos em consideração apenas a última década. Em janeiro deste ano, para piorar, o sub-20 foi eliminado na primeira fase da Copa São Paulo, torneio onde chegou ao título pela última vez em 2014.

O técnico Emerson Ballio, comandante do sub-20 do Peixe na Copinha, estará de volta ao sub-15. No sub-17, Marcio Griggio, que comandou o São Caetano na Copinha, substituiu Luciano Santos. No sub-20, Márcio Zanardi, semifinalista da Copinha com o Guarani, ficará com a vaga. Já Bruno Silva e Sérgio Amaral continuam nos comandos do sub-11 e sub-13, respectivamente.

“O tamanho desta responsabilidade é gigantesco. Você vir trabalhar no Santos, uma das maiores equipes do mundo, com seu DNA ofensivo e proposta de jogos sempre para frente, é muito importante. Esta é uma responsabilidade enorme da qual eu estou preparado. Também estou muito feliz de compartilhar este momento com o Sampaoli, é um treinador que está mudando o trabalho e resgatando este padrão de jogo baseado no DNA ofensivo do Santos. Me sinto lisonjeado de fazer parte do processo e, também, honrado com este novo desafio”, disse Marcio Zanardi, do sub-20, em sua chegada ao Santos.

É importante destacar também que as categorias de futsal (iniciação sub-7, sub-8, sub-9 e sub-10) e (base sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18) também estarão inclusos neste processo. Nomes como Robinho, Gabigol, Paulo Henrique Ganso, Neymar e Rodrygo começaram a carreira no salão.

Fonte: https://santistaroxo.com.br/futebol/efeito-sampaoli-santos-estendera-modelo-de-jogo-ofensivo-nas-categorias-de-base/

Todas Notícias
rodape